terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pelos olhos de uma criança

    Não é nenhum segredo que eu gosto muito de escrever sobre Nárnia. Gosto porque essa terra, ainda que imaginária, simboliza uma jornada de muitas batalhas, conquistas, felicidade... É como a vida cristã! O Grande Leão nos coloca em um alto lugar, mas antes, temos que estar a frente de batalhas, nas quais, na maioria das vezes, não há perspectiva alguma de vitória, senão a FÉ!
    E é dessa fé que eu quero falar hoje. Essa fé é relatada de uma forma bem forte e bonita no 2º livro publicado da série "Príncipe Caspian". Infelizmente essa realidade, não é tão bem retratada na versão cinematográfica da Disney dessa crônica.
    Nessa história os quatro irmãos Pevensie retornam a Nárnia e enfrentam uma longa caminhada até poder chegar ao lugar em que poderiam ajudar o Príncipe Caspian a tomar o trono de Nárnia que lhe pertencia por direito.
    No meio da cansativa jornada, Lúcia vê Aslam os chamando para seguir por um caminho diferente, um caminho que lhes possibilitaria chegar e cumprir os objetivos deles, os quais eram, antes de tudo, os objetivos de Aslam para eles.


    Lúcia fica muito animada com a imagem imponente do Grande Leão ali diante dela a convidando para ser seu guia. Porém os outros não o veem e acham que Lúcia está imaginando coisas, pois o caminho que Lúcia disse que Aslam havia apontado era um caminho aparentemente mais complicado que o que eles estavam seguindo.
    É interessante a forma que a temática da fé é abordada durante toda essa história, ficando clara a mensagem de Lewis (autor da série) de que precisamos ser como crianças para ver a Deus.
    Lúcia (a mais "criança" dos irmãos) estava segura do que havia visto. Quando questionada acerca da possibilidade de haver confundido as coisas, ela diz: "Acha que não sou capaz de reconhecer Aslam se o vir?". Ela já ouvira a voz do Grande Leão a chamando e na verdade era "a voz que ela mais queria ouvir no mundo". Mas seus companheiros de jornada, não o viram e, apesar de a ajuda de Aslam ser o que eles mais queriam e precisavam naquele momento, eles prefiriram acreditar em seus olhos naturais e tapar os olhos da fé.
    Deus quer que nós sejamos assim! Ele quer que nós amadureçamos e o conheçamos cada vez mais (Oséias 6.3). Porém isso deve ser alcançado sem perder o coração de criança. Isso é muito claro nas crônicas narnianas, pois aqueles que vão crescendo na série deixam de aparecer nas histórias seguintes.
    Às vezes, estamos no lugar da Lúcia. Cremos fielmente em algo, mas como os que estão ao nosso redor não compartilham da mesma certeza, deixamos de cumprir o propósito de Deus para nós. Aslam, mais tarde, a repreende por não havê-lo seguido, pois sua fé bastava. E ela mesma percebe isso: "Como é que eu podia deixar os outros e vir sozinha encontrar-me com você? Não olhe para mim desse jeito...bem... de fato... talvez eu pudesse... Sei que com você não estaria sozinha."
    Te encorajo a se você estiver nessa situação a usar o escudo da fé (Efésios 6.16). Paulo usa a simbologia do escudo para termos mais fé, pois quando usamos um escudo e o ataque do inimigo vem, o escudo nos protege bloqueando aquela seta, mas tapando ao mesmo tempo a nossa visão. Deixamos de ver o que está ao nosso redor e cremos que aquele escudo nos protegerá. Assim deve ser a nossa fé.
    Mas pode acontecer também de nos encontrarmos na posição dos irmãos de Lúcia que seguiam com ela na caminhada e preferiram não acreditar na sinceridade do seu coração. Ora, Jesus não deixou de aparecer a Tomé pelo fato de ele não crer. Porém é à medida que os guerreiros da história vão se abrindo pra essa realidade que um a um começa a ver Aslam: "Aslam parara e, tendo-se voltado, olhava para eles com um aspecto tão majestoso que todos ficaram...tão contentes quanto é possível a pessoas que sentem medo, e tão cheios de medo quanto é possível a pessoas que se sentem contentes.".
    Não deixemos de ver Aslam na nossa jornada. Ele aparece e quer nos levar por um caminho melhor, mesmo que pra nós, naquele momento, pareça que o caminho "sugerido" por Ele seja pior e mais complicado. Ele sempre sabe o que faz! Clamemos pela presença dEle, e quando Ele aparecer e resolver a situação, não deixemos de ver sua mão (sem a qual não conseguiríamos a vitória), nem demos todo o mérito para o acaso, a sorte, as circunstâncias ou até para nós mesmos.
    Deus está sempre conosco, mesmo quando não o vemos de forma tão clara ali ao nosso lado. Nunca deixemos de acreditar e seguir em nossa jornada vendo as coisas pelos olhos de uma criança!

"Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele".
Lucas 18.17

Random Thoughts by S. Kramer

Um comentário:

  1. É mesmo glorioso o agir do Noss Deus, e você disse tudo!
    As Crônicas de Nárnia de fato é uma inspiração de Deus para abrir nossos olhos a respeito de tantos ensinamentos maravilhosos.
    E mais uma vez abriu os meus olhos acerca de sermos como crianças para podermos vê-LO, glorifico a Deus por isso, de ter usado você para escrever aqui!
    Deus o abençoe e te ilumine cada vez mais e posso ainda falar muito com todos nós em cada pedacinho das Crônicas de Nárnia!
    Um abraço, Bel!

    ResponderExcluir