quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Oito razões para não compartilhar o evangelho!

    Agora há pouco estava usando a internet e vi um vídeo que me chamou a atenção. O nome do vídeo é "8 razões para não compartilhar o evangelho". No início pensei que fosse um vídeo que realmente defendia essa ideia, mas logo percebi que, como havia sido postado por uma missionária amiga minha, esse vídeo tinha o propósito de servir como alerta. E serviu.
    O vídeo mostra dois amigos, Brad e Shane. Shane compartilha com Brad que tem um amigo que não conhece a Cristo e pede que ele compartilhe do evangelho com esse amigo. Brad diz ter uma ideia melhor e sugere que o próprio Shane compartilhe sua fé com seu amigo. Shane entra em desespero e indagado por Brad acerca do motivo ele diz que gostaria muito de falar de Deus, mas que exitem oito razões para não fazê-lo.
    As cenas mostradas são cômicas, mas mostram a realidade de pessoas que utilizam esses oito argumentos como razões para permanecerem inertes, sendo que elas não passam de desculpas. Vou analisar cada uma delas da última até a "principal" :

8.  Tenho medo de ser espancado: Eu, particularmente, sou daqueles que busco compartilhar minha fé nos meus meios de influência, ou seja, onde estão meus amigos (trabalho, faculdade, família, condomínio, etc.) é que eu compartilho a fé, pois acredito conhecê-los melhor para exercer qualquer tipo de influência positiva. Acredito que meus amigos, ainda que discordassem de mim, não me bateriam por causa disso. Porém, sei que devemos fazer "evangelismos públicos" também. Se a ordem é pregar a todo mundo (Marcos 16.15), devo pregar mesmo que esteja longe da minha "zona de influência". Acredito que aí surja o maior medo da reação das pessoas. A Palavra diz: "Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas." (Mateus 10.16). A primeira coisa é saber que não há o que temer, pois se o próprio Jesus nos enviou para esse meio, Ele estará conosco (Jeremias 1.8). Também devemos saber "com quem se meter". Não é aconselhável, por exemplo, caminhar num evangelismo desacompanhado (Lucas 10.1), é bom andar sempre em lugares públicos e exercer com autoridade a liberdade de expressão e a função de embaixador de Cristo.

7. Tenho medo de que o que eu fale não faça o menor sentido: Existem aquelas pessoas que têm o chamado de evangelistas. Porém, a ordem de anunciar não é só para eles, mas para todos os discípulos (Mateus 28.16-20). É comum ter o desejo de obedecer, mas não saber como. A única coisa que Deus realmente quer de nós é que estejamos dispostos a ser usados. Se é esse o caso, Deus coloca as palavras na nossa boca (Jeremias 1.6-9). Porém, nunca acho demais dar "uma ensaiada". Não com a intenção de tornar uma coisa mecânica, mas acho importante ter uma estratégia (algo que eu fale que chame a atenção da pessoa que ouve). Ore, e Deus te dará essa estratégia!

6. Tenho medo de que riam de mim: "Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus." (1 Coríntios 1.18). Realmente, para aquelas pessoas que acham que essa realidade que estamos vivendo é a única existente, um Deus que se fez servo e morreu imerecidamente por nós é loucura! A primeira coisa para perder esse medo é saber que realmente essa vida é muito passageira e que Deus nos colocou nela com um propósito. O desejo de agradar a Deus deve estar acima de qualquer vaidade e medo de ser criticado. A palavra de Deus diz em Gálatas 1.10 que se desejamos agradar aos homens mais do que a Deus, não somos seus servos. Devo falar com autoridade e não me deixar abalar por "cara feia", zombarias ou coisas do tipo. Devo buscar, acima de tudo, agradar a Deus!

5. Não sei como começar: Essa razão se parece muito com a número 07. Como já disse lá, lembre-se que Deus coloca as palavras na nossa boca e de que ensaiar não faz mal, para saber como abordar melhor aquele que te ouve. É interessante que se busque algo que chame a atenção das pessoas, para isso é interessante que mulher fale com mulher e homem com homem, pois esses se conhecem melhor e, assim, evita-se também ocasião para o pecado. Jovens falando com jovens é algo que funciona muito bem também. Mas claro que não se deve deixar de falar com alguém de idade/sexo diferente quando necessário. A ordem do ide não é dividida em faixas etárias!

4. Não tenho dado um testemunho muito bom: É essencial que o cristão viva com o desejo de agradar a Deus, sendo exemplo para os que o rodeiam (Tito 2.7-8). Demonstrar Cristo em nossas vidas é muito importante para que os outros desejem viver essa mesma realidade. Porém, o tema central do evangelho não é o merecimento, mas a graça! Não estamos indo no nosso próprio nome, mas no Nome de Deus! (Marcos 16.17-18). Quando o que ouve aponta um erro seu, é importante reconhecer tal erro e demonstrar sua pequenez e imperfeição diante da grandeza de Deus e o quão grande é o amor de Deus por nós, ainda que imerecedores!

3. Tenho medo de dizer a coisa errada: Já foi enfatizado o fato de que Deus coloca as palavras em nossos lábios ao enviar-nos. Mas é bom destacar ainda a importância de manter a mensagem simples (enxuta) de modo que não complique quem fala nem quem escuta.

2. Não quero que as pessoas pensem que sou um maluco religioso: Como falado na razão 06, deve-se buscar, acima de tudo, agradar a Deus. Não se deve ter medo de ser louco por Jesus, pois, realmente, não estamos aqui para amoldar-nos ao que o mundo tem por normal (Romanos 12.2). Porém, é importante que não se fale com palavras tão rebuscadas e "jargões evangélicos" ("paz do Senhor", "o Senhor dos Exércitos te concederá a vitória"...). Essas coisas, na maioria das vezes, assustam os que ouvem e causam desinteresse no que está sendo dito, pois, afinal de contas, a vida cristã tem sido deturpada por muitos aí fora! Deve ser falada a linguagem do amor! Muitas vezes, demonstrar que a pessoa é importante com alguns gestos e poucas palavras fala mais ao seu coração do que palavras rebuscadas. Procure chamar a atenção da pessoa às consequências de estar longe de Deus, sem deixar de demonstrar amor!

1. Eu não sei o suficiente para anunciar o evangelho: A ordem dada por Deus é para todos os discípulos e não só para os pastores e líderes. Existem profecias de que nos últimos dias o mundo seria ganho pelos leigos, pois estes, exercendo sua influência por onde passam, mostram Deus! Assim, os roqueiros podem ganhar os roqueiros, por exemplo, os tímidos os tímidos, e por aí vai. Nunca saberemos tudo. A realidade de quem é Deus e do mundo espiritual é grande demais para nossa mente limitada. A própria palavra diz "conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor". É importante, porém, manter a mensagem simples e enxuta, como já dito, sem levantar temas complicados se você não se sente capaz de debater sobre eles. A mensagem é direta: Somos pecadores, Jesus morreu por nós, temos acesso à vida eterna. (Claro que isso pode ser um pouquinho mais desenvolvido).

    Resumindo, o nosso propósito na Terra é caminhar com Deus, adorá-lo e levar outros a essa mesma realidade. Não se pode fugir disso! Essas oito razões não passam de oito desculpas que estão sendo ou já foram usadas por todos nós, inclusive eu. Atentando, porém, às realidades expostas, não há como ter medo de ir e obedecer à voz do nosso Senhor! Façamos a nossa parte em encher a terra do conhecimento de Deus, como as águas cobrem o mar. Façamos a revolução!

"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido."
Josué 1.8

Random Thoughts by S. Kramer

2 comentários:

  1. Meditei sobre o que o meu admirável jovem S. Kramer escreveu e pude ver como o compartilhamento da noticia de que podemos viver uma vida melhor é totalmente radicada no amor! Foi o amor que nos deu essa segunda chance, ou seja, de não vivermos a partir do que fizemos ou do que deixamos de fazer, e sim a partir de um novo posicionamento, o de filhos de Deus, perdoados, amados, desenvolvidos nesse mesmo amor!! E é o amor também que vai nos fazer querer viver uma vida que vá além de nos defendermos em nossa integridade física ou psicológica e enfrentarmos o que for possível para amar, amar e amar!!! Lembrei do texto que diz: “No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo o que teme não é aperfeiçoado no amor” (I João 4:18). Deixemos que o amor inteligente, genuíno, firmado em Deus, bondoso, prudente e excelente... nos guie - e esse texto nos oferece algumas formas de andar inteligentemente no amor!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gente, que coisa tremenda! Jesus está voltando! Vamos acordar!!!

    ResponderExcluir